7 de out. de 2012

Melancolia (Melancholia, 2010)

   As minhas férias passadas foram friamente separadas e divididas em semanas. Eu contava tudo em semanas e eu tive o prazer de assistir esse ótimo filme na minha Semana dos Semelhantes. Eu assisti no mesmo dia que assisti o excelente Confissões. Eu não sabia se os filmes eram semelhantes, mas eu fui julgado pela capa, sinopse e gênero. Eu errei pensando que os dois são parecidos no enredo. A única coisa que é semelhante entre os dois são aspectos visuais de qualidade, mas nos dois filmes esses aspectos são utilizados de maneiras muito diferentes.
   Justine e Claire são duas irmãs que foram afastadas pelo tempo. As duas voltam a se unir, mas em um momento onde tudo pode acabar quando um planeta se chocar com a Terra.
   Eu não sei se gostei de Melancolia, ele tem mais pontos positivos certos do que pontos negativos errados. Lars Von Trier é um cara enigmático que consegue fazer um filme ser previsível e imprevisível ao mesmo tempo. Eu conheci o trabalho do Lars com Dogville. A minha professora de língua portuguesa falou de Dogville lá na sala de aula e eu já bati os ouvidos. A habilidade de saber se o filme é bom só escutando seu enredo é fantástica. Eu sabia que Dogville seria um dos melhores filmes que eu assisti no ano, mas nem desconfiava que fosse um filme sem cenário. Eu pensava que a vila e os aldeões eram parecidos aquelas pessoinhas do AoE. O filme não foi o que eu imaginava, mas eu acabei gostando mais do que pensei que gostaria. Eu sou uma daquelas pessoas que corre atrás quando gosta do trabalho de alguém. Dogville foi uma grande experiência, então eu resolvi correr atrás de outros filmes do Lars.
   Melancolia é um filme que não me agradou pelo enredo. Eu reconheço que há uma grande diferença entre dizer que não gostou do filme e dizer que o filme é ruim. Melancolia não foi totalmente uma experiência ruim, mas aos meus olhos não agradou.
   Eu sempre tento me conectar com as pessoas que fizeram o filme para entender tudo melhor, mas eu não consigo entender o Lars. Eu posso tentar entender, ele já teve problemas realmente sérios e busca focalizar tudo isso em seus filmes utilizando de vários simbolismos.
   Melancolia é realmente um filme melancólico, chato, tedioso e previsível, mas ele não é melhor tipo do previsível, porque você já sabe o que vai acontecer a ainda fica sufocado quando acontece. 
   A Justine é uma personagem insuportável. Eu achei aquele drama todo do casamento muito desnecessário. A Kirsten Dunst foi incrível no papel, então eu não consegui dizer que odiei a personagem.
   A fotografia é uma coisa maravilhosa. Eu acho que a fotografia compensou toda aquela coisa previsível e chata. Os movimentos de câmera nas cenas do casamento foram tão realistas e tão bonitos. A parte visual me conquistou totalmente. Os poucos efeitos especiais também foram marcantes e conseguiram salvar a previsibilidade do final. A melhor coisa da parte visual foi a abertura, foi uma abertura impecável e que transmite muito mais do que todo o filme em si. 
   Eu digo que como crítica de cinema é um filme sensacional, mas falando como uma pessoa que vê cinema como entretenimento é realmente muito cansativo. 
   A parte visual e o sentimento que o diretor quis colocar sobre o filme é uma forma de arte muito bonita e se você leva cinema a sério vai realmente gostar dessa parte visual. 
   Eu tive todas essas emoções com esse filme e há um tempo atrás não conseguiria dizer se gostei ou não do filme, mas agora eu tenho essa opinião formada, eu vejo cinema como arte e não como entretenimento, então tudo o que eu senti escrevendo essa resenha também valeu para que eu repensasse o filme ainda sem precisar procurar nas profundezas do sentimento. 
   Eu refiz essa resenha muitas vezes e mesmo não conseguindo sentir o gosto, compreendi a alma colocada no filme.
   Eu considero mesmo como um grande filme e penso que vale muito a pena assistir novamente a Melancholia, não é possível descobrir o gosto indescritível que tem antes de pensar e repensar sobre ele e suas intenções.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog... É muito diversificado! E seus comentários são bem inteligentes,
    Continue postando...
    Beijos
    Obs: Fiquei curiosa para assistir ''Melancolia''

    ResponderExcluir

(: